O item de hoje é um especial sobre a Xbox, que estava prestes a sair em Portugal em março de 2002. À semelhança de um guia da Xbox já aqui partilhado, este especial analisa:
- características técnicas
- acessórios
- jogos de lançamento e esperados
No entanto, este especial começa com uma breve apresentação histórica da consola.
Apresentação: a história da Xbox
(…) tentarão certamente que a Xbox seja o sistema principal em jogos “online”, filmes, comércio eletrónico, Internet e, quem sabe até, na área da HDTV (televisão de alta definição).
Especial Xbox, página 3
O “Especial” começa com uma breve história da Xbox, desde a sua apresentação oficial até ao seu lançamento nos E.U.A.. Desta contextualização histórica, destacam-se momentos como:
- apresentação oficial em:
- E.U.A. (Consumer Electronics Show, janeiro 2001)
- Japão (Tokyo Game Show, março 2001)
- Europa (Evento X01, casa de Pierre Cardin, em Cannes, possivelmente em outubro 2001)
- lançamento em:
- E.U.A. (15 novembro)
- Portugal (14 março)
Segundo o especial, Bill Gates terá afirmado em entrevista que “a Xbox se destinava a hardcore gamers que pretendem jogar jogos no televisor”.
A consola e os acessórios
O “interface” é completamente “Matrix”. Quando nos deparamos com os menus esverdeados cheios de efeitos translúcidos, a primeira impressão é a de que a consola parece pensar e ter vida própria.
Especial Xbox, página 4
O “especial” destaca o tamanho da consola, o seu processador (de “performance invejável”), o seu disco rígido (de 8Gb), e o seu chip gráfico. Também destacam o acessório para ler DVD vídeo, a interface, e o comando da consola (que consideram mais “completo e volumoso” que o das rivais). Elogiam as capacidades gráficas da consola, referindo efeitos como anti-aliasing e efeitos especiais de luz e sombra. Também falam das capacidades online da Xbox, que só era “compatível com redes de banda larga”.
Os jogos
Há jogos que vão sair somente para Xbox e que são bastante bons, outros há, que além de sair em plataformas rivais, ainda pecam pela redundância.
Nuno Almeida, Especial Xbox, página 10
Além de aludirem a jogos demonstrados no Evento X01 (como Dead or Alive 3, Gun Valkyrie, e Halo), o especial referencia mais de 118 jogos planeados para a Xbox, alguns dos quais ou não saíram, ou mudaram de nome. Destaques incluem:
- AI: Artificial Intelligence (baseado no filme, provavelmente não saiu);
- B.C. (cancelado);
- Dreadnoughts (cancelado, pelo menos a versão PC);
- Duke Nukem Forever (só saiu em 2011, com outra equipa e para outras plataformas);
- ESPN National Hockey Night 2002 (não saiu, possivelmente);
- Falcone: Into the Maelstrom (cancelado);
- Giants: Citizen of Kabuto (cancelado);
- Jimmy Whote’s Cueball World (cancelado);
- Johnny Drama (cancelado);
- novo Mortal Kombat (saiu como Mortal Kombat: Deadly Alliance);
- Nexmix (provavelmente Nezmix, exclusivo da Toys ‘R’ Us chamado Sneakers nos E. U. A.);
- novo Panzer Dragoon (saiu como Panzer Dragoon Orta);
- Project Ego (saiu como Fable);
- Rally Trophy (cancelado);
- Rayman M (só saiu nos E.U.A. para Xbox, chamado Rayman Arena)
- Ridge Racer Next (não saiu, provavelmente);
- Test Drive Underground (talvez o nome provisório de Test Drive Overdrive);
- The Matrix (resultou possivelmente em Enter the Matrix);
- Ultimate Blade of Darkness (cancelado, era desenvolvido pelo estúdio espanhol Rebel Act);
- Wrath (possivelmente lançado como Wrath Unleashed).
Origem do suplemento
Estipulamos que o suplemento tenha complementado uma revista da Goody, possivelmente lançada entre fevereiro e abril de 2002. Por ter a assinatura de Nuno Almeida, é possível que o especial acompanhasse uma revista Multiconsolas.
Lembras-te deste suplemento? Se tiveres informação sobre o mesmo, contacta-nos!
Download
O especial já está disponível para download em formato pdf.
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